
Os modelos tradicionais estão vencidos e ultrapassados. Novas formas de relacionamento vão surgir, novas formas de negócios e novos negócios. Comunicação nunca antes imagináveis. Trocas e compartilhamentos de múltiplas formas de objetos. Com isso todas as áreas de conhecimento serão afetadas, o que aliás há algum tempo já vem acontecendo, para melhor, com o novo avanço que se aproxima. Algumas limitações e ampliações corroboram essas possibilidades, o que, dependendo de quem ler esta matéria, poderá ser apenas o início de muitas que virão. Se não, vejamos:

01 -
IPv6: Já há uns três meses foi noticiado na web sobre o gargalo do IPv4, onde a maior parte dos endereços são de classe C, que é muito pequena para muitas organizações, os endereços de classe B estão praticamente esgotados (
http://pt.wikipedia.org/wiki/IPv6 ). Quanto à qualidade dos serviços e ampliação com streaming em tempo real, mais a mobilidade através de conexões de múltiplos meios e fins, podem ser lidos na WikiPédia.

02 –
Servidor Storage: Também já foi noticiado na web que os repositórios dos servidores estão ficando cada vez mais “apertados”, por isso o avanço na capacidade de armazenamento magnético. Mas não é só isso, as pesquisas em outras formas de armazenamento estão avançando e o primeiro sinal foi quando da criação do blue ray em substituição ao DVD que inclusive já iniciou o interesse, pelas grandes fabricantes, de deixar de produzi-lo.

03 –
Velocidade: A internet já está envelhecendo na sua forma de ser, está ficando lenta, e já foi dito na Blogosfera. O tráfego está intenso e os pacotes estão tendo que compartilhar tempo com um número cada vez maior de pares. Isso significa uma nova turbinada nas “pistas” (meios de comunicação) e nos “motores” (protocolos). Por isso o IPv6 entra nessa nova mudança. O que nos faz pensar em novas formas de conexão, mais velozes e mais confiáveis, por que as aplicações vão precisar disso.

04 – A
China, em virtude das Olimpíadas, está abrindo portas nunca antes abertas. Há uma estimativa de que se tem em torno de um bilhão de usuários conectados na internet. Imeginem a China habitando o ambiente virtual? Vai ser ao mesmo tempo um caos e um booom, por que exigirá avanços no que tem sido mantido desde a criação da internet.
05 – Fora o atual evento olímpico, devem ser feitas algumas exceções, em todos os sentidos e em todas as áreas, como: social, político, ambiental, comercial e tecnológico. É só acompanharmos as histórias das olimpíadas e das copas do mundo.
É isso aí, falei e disse!
--------------------------------------------------------------------------------------------
Tudo bem que postei no dia 7 de agosto de 2008, mas hoje, 12 de agosto de 2008 encontrei uma reportagem muito interessante no site
Convergência Digital, vale a pena ler, diz respeito a essa mudança de rumo da humanidade que coloquei no cabeçalho.
Realmente, Kzam... As mudanças estão aparecendo... Os novos horizontes estão surgindo ao longe, porém costumo dizer que todo o potencial tecnólogico da internet ainda não está esgotado. Sempre tem algum geek que surge com alguma idéia inexplorada para ser implementar no universo virtual, de maneira que possa dar uma turbinada na rede e desafogar o gargalo existente... Visto que as sempre crescentes demandas surgem a cada dia, e que as tecnologias alteram em frações de meses, não é de se espantar que as dificuldades aparecam pelo caminho e as ameaças também... O principal vilão da web é as pragas virtuais (virus, spammers, hackers, fishing, etc) e enguanto não surgir uma solução difinitiva, seja ela em forma de proteção "front" ou "end", ou talvez através de medidas punitivas eficazes para os disseminadores dessas pragas, quem sabe poderemos desfrutar de todos os benifícios que a web pode oferecer, sem causar problemas...
ResponderExcluirÉ isso mesmo Miltão. Mais aindam, na verdade a internet é como um meio cheio de sistemas embarcados ainda por serem descobertos, afinal de contas, essa interatividade toda que hoje dizem ser da web 2.0, já existia desde o inicio do Amazon. Como você mesmo disse, há muito mais a ser descoberto na internet. BriGADU!
ResponderExcluir